05 set Entenda o que é catálogo pantone e sua aplicabilidade na indústria
Nem sempre o cliente percebe, mas as escolhas das cores de um produto não ocorrem por acaso. Existe uma verdadeira indústria dedicada a esse mercado — e uma empresa se destaca nele. Por isso, é importante entender a importância do catálogo Pantone.
Esse catálogo organizou a indústria das cores e revolucionou o mercado, dando às empresas novas possibilidades para colorir os seus produtos e marcas.
Por isso, decidimos explicar a importância de escolher as tonalidades certas para o seu produto e como o catálogo Pantone tornou isso possível. Ficou curioso? Então, continue lendo este artigo!
Conheça o catálogo Pantone
Houve um tempo em que as empresas não se importavam muito com as cores dos seus produtos. Sendo assim, não existia uma padronização capaz de identificar nuances entre tons da mesma coloração.
Se um fabricante criasse mil unidades de um produto em um tom de azul, dificilmente conseguiria alcançar esse mesmo tom para confeccionar novos produtos. Ainda que ele apostasse em uma cor semelhante, o resultado seria diferente.
Esse problema se tornava ainda mais aparente quando uma marca operava em regiões distintas. Assim, mesmo que houvesse um padrão a respeito das cores dos produtos, ele não seria idêntico em todos os lugares.
Para atender a essa demanda por padronização, tão necessária para o mercado, o empresário americano Lawrence Herbert desenvolveu um sistema que organizava as cores. Assim, tornou possível que diferentes clientes alcançassem a mesma tonalidade, caso desejassem.
Surgiu, então, a escala Pantone em 1963. A partir desse período a empresa se tornou referência no assunto. Todos os anos, ela comercializa o seu catálogo Pantone.
Por meio dele os profissionais de diversas áreas têm acesso aos nomes e numerações das cores. Em um mundo globalizado, em que as fronteiras já foram minimizadas pela tecnologia, esse catálogo se tornou crucial.
Crie novas cores para os seus produtos
Existem alguns sistemas para se chegar a determinada tonalidade. A escala de cores CMYK, por exemplo, cria uma cor misturando outras nuances (magenta, amarelo, ciano e preto). Esse é o padrão de cores presente nas impressoras.
Também podemos destacar o padrão RGB, em que as cores secundárias são formadas pela mistura de vermelho, verde e azul. Esse é o padrão de cores usado nas telas dos dispositivos eletrônicos.
Contudo, esses dois sistemas não têm um catálogo tão variado quanto o catálogo Pantone. Aliás, caso a sua empresa esteja desenvolvendo um produto cuja cor seja especial, como um tom dourado ou metalizado, deverá consultar as cores Pantone. São milhares de opções disponíveis.
Saiba como a cor influencia o seu produto
Desenvolver um produto requer atenção a alguns detalhes. Os principais estão associados à usabilidade. Nesse sentido, é necessário entender que a cor também pode ser um fator importante para que o consumidor utilize um produto.
Por isso, antes de se render apenas à beleza de determinado tom, realize testes para entender se ele contribui positivamente para a experiência do usuário.
Descubra as características das cores
Como vimos, existem milhares de cores no catálogo Pantone. No entanto, estudos associados à Psicologia mostraram que a mente humana costuma relacionar determinadas emoções aos tons captados pelos olhos.
Esse tipo de informação é muito usado na hora de criar o logotipo e a logomarca de uma empresa. Todavia, também deve ser aplicado à confecção dos seus produtos plásticos.
Vermelho
A cor vermelha está associada à confiança. Por ser quente, pode acelerar as batidas cardíacas e estimular o indivíduo. Isso explica porque muitas empresas têm usado tons de vermelho para dar vida aos produtos considerados banais ou monótonos.
Cadeiras, mesas, prateleiras e até talheres já podem ser encontrados nessa cor, algo que era inimaginável no mercado brasileiro há alguns anos.
Laranja
Menos intenso que o vermelho, o laranja também pode estimular as pessoas. É uma cor considerada jovem, inspiradora. Por esse motivo, muitas empresas que desejam atingir um público menos adulto recorrem a essa opção.
Roxo
Uma cor que a mente associa à espiritualidade. Também pode significar riqueza e sofisticação. Por ser muito intensa, seu uso em produtos plásticos deve ser feito com cautela para não irritar o consumidor ou criar poluição visual.
Verde
É muito usado por empresas de saúde porque está associado ao bem-estar. Por ser a cor das folhas das árvores e plantas, também lembra a natureza. Na indústria do plástico é comum ver objetos de jardinagem confeccionados em verde.
Azul
O azul pode transmitir sensações como calma, segurança e confiança. Por isso, considere a possibilidade de usar essa cor caso o seu produto precise passar credibilidade ao usuário.
Ademais, o azul também pode estar associado à espiritualidade, uma vez que estamos falando da cor do céu — o que inclui ao tom uma certa carga de informações.
Preto
Uma das cores mais usadas por empresas que querem que os seus produtos estejam associados ao luxo e à elegância. Muitos acessórios de moda, inclusive, são criados em tons de preto por causa disso.
Produtos eletrônicos, como smartphones e notebooks, também se valem do preto para que pareçam mais elegantes.
Branco
Associado à pureza, à inocência e à paz. Essa cor também pode atender a uma necessidade dos produtos que não devem chamar muito a atenção ou distrair os seus usuários.
Entenda a cor do ano do catálogo Pantone
No tópico anterior, refletimos sobre as características das cores. Logicamente, cada tonalidade abre um leque de possibilidades disponíveis no catálogo Pantone.
Todos os anos essa empresa escolhe uma cor para representar o ano seguinte. Trata-se de um novo tom, algo que deve ser avaliado por empresas que querem trazer um ar de novidade para seus produtos.
Para 2019 a cor escolhida foi o Living Coral (Pantone 16-1546), um tom de rosa presente em alguns corais. A marca o descreveu como “vibrante e cheio de energia”.
Como vimos, o catálogo Pantone mostra a importância das cores para todas as indústrias. Além disso, os tons padronizados fazem com que negócios do mundo consigam criar uma identidade visual para os seus produtos e torná-los mais eficientes para o usuário.
Quer continuar aprendendo conosco? Confira agora o que é e para que serve a gestão da qualidade, um conceito tão importante nas indústrias.
Sorry, the comment form is closed at this time.