05 jul Empresa verde: entenda o que são e as vantagens de ser uma!
Para conquistar um marketshare que valoriza iniciativas ambientais, muitas empresas criam estratégias para viabilizar a sustentabilidade, por meio de uma série de novos processos, programas e soluções ambientalmente responsáveis de caráter permanente.
Essas ações devem ser cotidianas, já que toda atividade organizacional gera impacto ambiental, e mensurado de forma equivalente ao número de árvores preservadas ou pelo volume de CO2 lançado na atmosfera, para aumentar a tangibilidade das ações.
Quer se tornar uma dessas empresas verdes que reduziram o impacto ambiental causado pelas suas atividades econômicas por meio de iniciativas simples e rotineiras? Confira o nosso post!
O que são as empresas verdes?
São aquelas que adotam uma abordagem global de sustentabilidade, relacionada a:
- processos e sistemas internos mais eficientes;
- apoio de atividades e projetos com causas ecológicas;
- obtenção de certificações específicas, como a ISO 14001 para plantas industriais;
- escolha de toda a cadeia de fornecedores com base no cumprimento da legislação ambiental;
- contratação de profissionais com condutas corporativas dedicadas às questões ambientais;
- comprometimento com a pesquisa e desenvolvimento de produtos ecologicamente sustentáveis, que não causam impactos ao longo do seu ciclo de vida e no seu consumo.
Como tornar a minha empresa verde?
Pequenas ações cotidianas podem fazer uma grande diferença ao serem feitas repetidamente, transmitindo o verdadeiro objetivo intrínseco nessa responsabilidade: a preservação ambiental acima de objetivos financeiros e de marketing. Confira, a seguir!
Processos
Os processos podem se tornar mais eficientes e, ao mesmo tempo, sustentáveis com o consumo inteligente de insumos e recursos. Nesse contexto, a imprevisibilidade de demanda dificulta a produção enxuta e a geração de menos estoques.
Apesar disso, existem inúmeros meios de aumentar a eficácia de processos da cadeia de suprimentos, como a logística reversa ou a distribuição de materiais, que minimizam essa necessidade de manutenção de armazéns. O cross docking e o drop shipping são exemplos disso.
Outra forma de reduzir a taxa de desperdício é a manutenção preditiva de máquinas e equipamentos, que além de promover maior produtividade, com a redução de índices de ociosidade e menor tempo de parada para correção de erros, aumenta a eficiência no consumo de insumos e reduz o volume de emissões de carbono na atmosfera.
Ações no setor administrativo também podem ajudar: utilizar papel reciclado para impressões, configurar as impressoras para imprimir frente e verso e com confirmação de impressão nas máquinas reduz consideravelmente o uso de papel.
Além disso, implantar a coleta seletiva de resíduos, utilizar produtos resultantes de processos de reciclagem e mapear os demais processos para identificar a possibilidade de outras formas de redução pode ser um bom começo de estratégia.
Em todo esse cenário, é importante pensar também na viabilidade ambiental dos produtos produzidos e distribuídos pela empresa: é preciso desenvolver itens que não geram resíduos poluentes e ambientalmente prejudiciais nas etapas do seu ciclo de vida.
Recursos
Reduza o consumo de energia elétrica implantando lâmpadas de LED, privilegiando projetos de plantas de fábricas e estruturas com iluminação natural, substituindo telhados de barro por telhas translúcidas, por exemplo.
Além disso, implemente o uso consciente de água na cultura organizacional da empresa e implante alternativas de reúso de água, como a da chuva. É importante pensar também no desligamento de máquinas, ar-condicionado, computadores e outros equipamentos quando não estiverem em uso.
Pessoas
O engajamento dos colaboradores é essencial em todo esse processo mas a sustentabilidade de empresas verdes está mais ligada a qualidade no ambiente laboral: melhores condições de trabalho representam aumento da produtividade, maior atração e retenção de profissionais e, consequentemente, menores custos na gestão de pessoas.
Demonstre preocupação com ações funcionais amparadas pelas Normas Regulamentadoras de segurança no trabalho e a saúde física e psicológica dos funcionários.
Incentive o uso de vídeo conferências em vez de viagens corporativas e crie uma política de carona entre os colaboradores para reduzir o volume de carros em trânsito.
Quais as empresas mais verdes do mundo?
Segundo o ranking da Newsweek, as cinco empresas mais verdes são:
1. Santander Brasil
O banco Santander Brasil recebeu a nota 85,7 por suas ações com potenciais clientes: antes de aprovar linhas de crédito, o banco orienta todos pelas práticas mais sustentáveis.
2. Wipro
Empresa de TI indiana, que teve nota final 85,4 e 100 para gestão ambiental, recebeu o selo LEED Gold pela unidade de centro de dados na Carolina do Norte, que atesta uma construção guiada por padrões ecológicos.
3. Bradesco
O banco brasileiro que recebeu pontuação 83,7, conserva uma unidade de proteção ambiental de 10 milhões de hectares na floresta amazônica e destinou 50 milhões de reais para o plantio de 30 milhões de árvores na Mata Atlântica.
4. IBM
A empresa que pontuou 82,9, mantém um programa chamado “Smarter Planet”, que promove a sustentabilidade aos clientes por meio da aplicação de tecnologia, além de privilegiar a construção de sua sede com o reúso de água e o consumo consciente de energia.
5. National Australia Bank (NAB)
O banco alcançou a neutralidade de carbono em 2010 tornando seu setor de TI mais eficiente no consumo de energia e compensando emissões de carbono na atmosfera com a compra de créditos, e, por isso, recebeu a pontuação verde de 82,7 no ranking.
Quais as vantagens de se tornar uma empresa verde?
O número de consumidores conscientes que optam por produtos de empresas sustentáveis é crescente, assim como a busca por fornecedores que pratiquem os mesmos valores ambientais.
A maior vantagem dessas ações é o fortalecimento da imagem da marca, que gera resultados econômicos significativos em logo prazo, mas há uma série de outras razões, as quais podemos destacar:
- uma administração mais eficiente e de menor risco;
- despesas operacionais e fixas mais baixas;
- possibilidade de crescimento no mercado, em função da visibilidade positiva com os consumidores;
- novas oportunidade de negócios e parcerias atraídas pelas ações ambientalmente responsáveis.
Após assumirem essas mudanças para se tornarem empresas verdes, as organizações podem tentar mensurar as suas ações no impacto ambiental com uma equivalência do que foi poupado em árvores que foram salvas, e, paralelamente, plantar a mesma quantidade ao que foi necessário para manter as suas atividades.
Nesse cenário, o governo tem um papel primordial ao criar oportunidades para que empresas verdes operem com mais liberdade e com incentivos fiscais ou subsídios que encorajam a sustentabilidade.
A consciência poderia ser maior se fossem aplicadas multas sobre a emissão do carbono, com precificação de todo o processo de despejo de dejetos e sobre desperdícios, para mostrar o verdadeiro custo de ações irresponsáveis.
Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais e ajude a difundir a ideia entre seus amigos, para que surjam cada vez mais empresas verdes no mercado!
Desculpe, os comentários estão fechados neste momento.