06 mar O que é logística reversa e como ela pode ajudar a sua empresa?
Toda vez que consumimos um produto, é gerado um resíduo. Imagine a quantidade de dejetos que seriam gerados caso não houvesse a reciclagem. Nessa perspectiva, você, empreendedor, já ouviu falar sobre a logística reversa?
Entender o que esse conceito significa pode fazer com que o seu negócio conquiste o respeito dos seus clientes e seja ambientalmente responsável.
Entender o que esse conceito significa pode fazer com que o seu negócio conquiste o respeito dos seus clientes e seja ambientalmente responsável.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas informações sobre esse processo. Vamos mostrar como a logística reversa pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e melhorar o relacionamento com a fiscalização. Então, continue a leitura do post até o final para não perder nenhum detalhe. Confira!
Como posso reduzir os meus custos?
Essa pergunta é bem importante. Em primeiro lugar, é preciso compreender que um produto não tem a sua vida útil terminada somente com a realização da venda. Por exemplo, as pilhas e baterias são objetos extremamente prejudiciais ao meio ambiente, caso sejam descartadas incorretamente.
Pois bem, para diminuir os custos, a logística reversa possibilita reaproveitar materiais que teriam um destino pouco proveitoso: o lixo. Assim, implantar uma política de logística reversa na sua empresa faz com que haja uma redução dos custos globais. Quer saber como? Veja!
Quando há um retorno à cadeia de distribuição, os custos são reduzidos de maneira significativa. Isso porque o reaproveitamento de um material é bem mais barato do que a produção de um novo produto. Pense nisso!
Qual a vantagem competitiva e financeira da logística reversa?
Como já foi dito, reaproveitar é bem mais barato do que criar um produto. Então fica bem mais fácil compreender o porquê de a logística reversa impactar, de maneira positiva, o negócio. Financeiramente, otimizar o fluxo de entrega e evitar uma troca pelo cliente são práticas bastante importantes.
Afinal, a logística reversa não se resume somente à reciclagem de produtos. Todas as empresas que lidam com algum tipo de logística devem utilizar esse conceito. No processo usual, é adotada uma linha de pensamento unidirecional: da empresa para a entrega ao cliente.
Já na logística reversa, ocorre o contrário: há o retorno do produto em questão à cadeia de distribuição.
Já na logística reversa, ocorre o contrário: há o retorno do produto em questão à cadeia de distribuição.
Defeitos de fabricação ou descontentamento com a compra são alguns dos impulsionadores desse processo. Assim, a empresa tem uma elevação nos seus custos operacionais, visto que há maiores gastos com o transporte.
Por isso, é preciso ter um planejamento bem eficiente aliado a um atendimento assertivo, o que reduz as chances de trocas e devoluções.
Por isso, é preciso ter um planejamento bem eficiente aliado a um atendimento assertivo, o que reduz as chances de trocas e devoluções.
Com isso, todo o empreendimento sai ganhando. Há uma melhora nos indicadores internos, no nível de satisfação dos clientes e na redução dos custos fixos e variáveis.
Como a logística reversa torna a minha empresa ambientalmente correta?
Em primeiro lugar, vamos destacar que, com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Nº 12.305, o conceito ganhou bastante força. Esse acordo entre importadores, fabricantes e comerciantes passou a desenvolver um ciclo compartilhado de responsabilidade pela vida útil do produto.
Assim, todas essas companhias devem implementar ações com o objetivo de reduzir os impactos ambientais gerados pela comercialização dos seus produtos. Ou seja, isso é uma obrigação legal. No entanto, por trás dessa exigência, existe algo bem maior: a proteção ao meio ambiente.
Já é bastante divulgado que a intervenção humana gera prejuízos incalculáveis ao solo, às plantas e aos animais. Dessa forma, é preciso desenvolver medidas que ajudem a contornar esse processo danoso.
Então, quando há um reaproveitamento, desmanche ou descarte adequado, esse ciclo prejudicial ao meio ambiente é reduzido de maneira considerável. Por isso, é primordial que todas as empresas pensem, planejem e passem a executar uma política de logística reversa nas suas atividades.
Como desenvolver uma boa imagem da empresa com os clientes?
Os clientes são as peças fundamentais para qualquer companhia. A bússola tem o objetivo de guiar o navegador pelos mares, já os consumidores exercem o mesmo papel para as empresas.
Todas as práticas, políticas e estratégias do empreendimento devem estar orientadas para atender as necessidades e expectativas deles.
Todas as práticas, políticas e estratégias do empreendimento devem estar orientadas para atender as necessidades e expectativas deles.
Então eis que surge um questionamento: como relacionar-se, de maneira produtiva, com os clientes, fazendo o uso da logística reversa? Pois bem, estreitar o relacionamento com eles é um fator bem positivo.
Para isso, é possível que a sua companhia demonstre o respeito às questões ambientais e legais e que seja respeitosa com os seus compradores. Para essa última característica, é preciso que haja uma estratégia de logística bastante assertiva.
Para isso, é possível que a sua companhia demonstre o respeito às questões ambientais e legais e que seja respeitosa com os seus compradores. Para essa última característica, é preciso que haja uma estratégia de logística bastante assertiva.
Atender às expectativas e ser proativo com os clientes melhora muito o relacionamento entre ambas as partes.
Como desenvolver uma economia sustentável e ambientalmente correta?
Mais uma vez, a logística reversa mostra o seu potencial. Gestores e empresários que sabem utilizar esse conceito e, principalmente, aplicá-lo no seu negócio, geram um maior retorno econômico nas suas atividades.
Isso ocorre porque há um maior senso de responsabilidade ambiental por parte dos seus clientes. Isso pode resultar em mais vendas e em um melhor relacionamento. Esse conceito é denominado experiência do cliente. Nela, são englobados todos os processos que estão envolvidos durante a compra.
A análise, a definição da compra e o pós-vendas são alguns dos diversos acontecimentos a que um cliente está sujeito. Com uma logística reversa comprometida e ambientalmente correta, esse indicador tende a se elevar e o relacionamento cliente-empresa prospera por muitos e muitos anos. Esteja sempre atento a isso!
Como realizar uma destinação dos materiais de maneira correta?
Agora que você já conhece um pouco mais do que é a logística reversa, surge um questionamento bem comum — nos casos de destinação de materiais, como realizar esse descarte? Pois bem, caso sua empresa já disponha de um setor específico para recebimento dos materiais, devem ser definidas etapas para o tratamento desses produtos.
Separação, beneficiamento e posterior utilização — essas são as etapas mais essenciais para reaproveitar os materiais. Caso os produtos não sejam reutilizáveis, é fundamental que uma outra empresa de incineração ou especializada na destruição desses objetos seja contratada.
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